Nascido e criado no subúrbio carioca de Irajá. Morou no Lins, Grajaú e Tijuca. Mais tarde, em 1982, mudou-se para o bairro de Vila Isabel. Foi semi-interno da Escola Técnica Visconde de Mauá, em Marechal Hermes, lugar onde tomou consciência de sua negritude, influenciado por Maurício Teodoro (do Salgueiro), Carlos da Rosa (da Serrinha), e Pinduca (do Catete). Freqüentou a casa de Maurício e de Tia Dina, onde cantava-se muito samba e as tradições afro-brasileiras eram mantidas.
Integrou a Ala de Compositores e a Velha-Guarda do Salgueiro.
Publicou em 1963 poemas na Antologia Novos Poetas e mais tarde publicou textos na Revista Civilização Brasileira e no Jornal do Commércio.
Em 1975 foi contemplado com o prêmio "Fernando Chinaglia", da U.B.E. (União Brasileira dos Escritores). Também foi considerado pelo crítico inglês David Brookshae como um melhores poetas da negritude no Brasil.
Nasceu em 1951, na cidade de Bernadino de Campos, Estado de São Paulo. Formou-se em jornalismo, tendo trabalhado em algumas principais revistas o país. É autor de vários livros infato-juvenis, como "O Anjo Linguarudo" e "Irmão Negro". É autor de diversas peças teatrais como "Êxtase". Também escreve para televisão, sendo autor das premiadas novelas " Xica da Silva", "O cravo e a Rosa" e "A Padroeira", além da série "O Sítio do Picapau Amarelo", adaptada da obra de Monteiro Lobato.